Clique aqui para acessar

12 julho, 2009

Minha (Ir)religião

Cansado de ver-me acuado e embaraçado, toda vez que o assunto a ser discutido é a minha religião ou a sua falta…

Cansado de tentar explicar o meu posicionamento em relação à minha religiosidade e ver que as pessoas se espantam e raramente entendem, confundindo "religião" com "religiosidade"…

Cansado de tentar justificar porque não tenho uma religião convencional e citar como fatores principais que me levaram a isso, a própria leitura acurada dos Evangelhos e da Bíblia

Cansado de dizer que este é apenas o meu momento atual, e que poderá um dia vir a ser mudado, porque estou aberto a novos conhecimentos e fatores de convencimento que, talvez, consigam mudar a minha opinião, hoje agnóstica…

Resolvi, de uma vez por todas, e para que não mais me questionem sobre isso, explicar aquilo que considero como "minha religião", já que fazem questão que eu tenha uma. A melhor forma de expressão que encontrei, foi o poema de forma livre abaixo:

————————————

MINHA (IR)RELIGIÃO

Não, não estamos na Inquisição…
Mesmo assim, os diferentes,
Por não sermos a “Deus” tementes,
Somos cobrados a ter uma religião
E reafirmar nossa fé em “Deus”.

Por que assim tão exigentes?
Acaso não cabe a nós, como entes,
A escolha ou não de um Deus,
Decidir ser crentes ou ateus?

Religião ou irreligião?
Não sei, mas é algo que professo,
E ser ou não ser, não é a questão.
Mil vezes expliquei, mas sem sucesso,
E ainda a inquirir e a me julgar estão.
Cansei! Encerrem o processo!
Dêm-me o direito da derradeira explicação,
E eu relato como um réu-confesso:

Quereis o nome da minha religião,
O seu “Deus”, os princípios que defende,
O endereço da sua sede,
O número de seguidores?. Ei-los:

Minha religião não tem nome
E é desconhecida dos homens.
Não faz marketing, nem propaganda,
Não quer agregar adeptos.

Minha religião é liberal, libertária e confiável.
Não afronta outras, não se julga melhor nem pior.
Não faz proselitismo e não lança reptos.
Modesta, não se expõe, trabalha em silêncio.

Minha religião, em modelo algum é enquadrável.
Abomina rótulos, não presta obediência a ninguém.
Não quer encaixar-se no que é formal,
E em nenhuma denominação convencional.

Minha religião é auto-sustentável,
Não exige dízimos, donativos ou contribuições
E também, não promete graças ou milagres,
Mas premia o seguidor por suas ações

Minha religião não tem templo físico visível,
Mas está comigo em qualquer lugar:
No Pólo Norte ou no Pólo Sul,
No mar, na terra ou no ar,
Onde eu estiver, lá ela estará.

Minha religião é confiável e leal,
Não me exige sacrifícios, não me amedronta,
Não estabelece metas que eu não possa cumprir,
Não me impõe regras rígidas, castigo ou penitência…
E se alguma regra eu quebrar,
Faz com que me apresente à minha consciência.

Juíza e conselheira dos atos que eu praticar,
É ela, a consciência, quem me mostra os erros,
A salvação ou a conseqüência
Da sabedoria ou imprudência
Da escolha de um caminho.

Minha religião não é pedinte,
E nem permite que eu seja.
Incita à luta e à persistência,
Não pratica e condena imprecações,
Não tem deuses, não tem santos,
Não tem papas, bispos, pastores ou missionários,
“Guias espirituais” ou gurus, a dizer-me o que fazer.

Minha religião nem tem livros sagrados!…
Não tem sede fixa, filiais, nem cultos nem orações.
Tem apenas um parlatório, para planejar as ações.

Minha religião é ligada, bem-informada, atual.
Estuda o passado, com os pés no presente,
E a visão no futuro.
Pesquisa, estuda, não me deixa no escuro.

Minha religião defende a natureza,
E o amor ao próximo, inclusive aos animais.
Defende a honestidade, a amizade, a lealdade.
Tem por norma maior o bom-senso
E o não fazer mal a ninguém.

Minha religião não aceita e combate ferozmente:

Dogmas, imposições, injustiças, ignorância,
A dependência pelas drogas aniquilantes,
As opressões dos mais fortes sobre os mais fracos,
Os criminosos ambientais,
Os corruptos, os charlatões,
A propaganda enganosa, de cerebração criminosa,
O fanatismo e o proselitismo religioso competitivos,
A violência, a censura, a repressão, a tortura,
A exploração do cidadão pelo Estado.

Minha religião, sem nome, de único seguidor, é finita;
Só quer me mostrar a que vim
Por outras, homens e mulheres, não é bendita.
Foi fundada no dia em que nasci
E quando eu morrer terá seu fim.

Quereis agora o resumo, a sede e o nome?
Então que seja, que seja…
——————————————————————-
Sede: Eu interior; Deus: a minha consciência
Número de adeptos: só um;
Princípios que defende: os meus
Fundação: No dia em que eu nasci
Filiais: Não possui
Abrangência: Minha conduta, nos meus espaços
Nome: “EU SOZINHO POR MIM “
——————————————————————–

Ivo S G Reis

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Mencionar: Autor original: Ivo S. G. Reis; fonte: Recanto das Letras - Site do Autor - http://www.ivosgreis.prosaeverso.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas

Talvez você também se interesse por estes artigos correlatos:

0 comentários:

Pesquisar neste blog

Sobre o Autor

Apenas um livre-pensador ecletista, libertário e agnóstico-racionalista, ambientalista de carteirinha e filósofo de botequim, blogueiro, articulista de jornais virtuais e "ghost writer" quando pode e as atividades permitem. Em "Vida Escaneada", tentando fazer literatura com o produto do escaneamento da vida e do tempo, analisando os porquês do comportamento humano (inclusive o do autor) dentro deste binômio. Em outros blogs, estão os demais assuntos do meu interesse, tais como filosofia, política, espiritualidade, ateísmo, meio ambiente, ciência, enigmas e mistérios da humanidade. É mais ou menos isso.

Pingar/Favoritar/Compartilhar

Pingar o BlogBlogs Portal DDD
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share
Traduzir post(Translate post):
Blog Ebooks Grátis

Tags de Categorias


Notícias Internas

Passe o mouse para parar rolagem

' 09/07/2009-Nesta data foram introduzidas diversas melhorias no blog, mas vários links ainda não foram incluídos por completo, como os do menu, por exemplo.
-------------------------- 03/07/2009-Foi dada, timidamente, a 1ª publicação deste blog na blogosfera, apenas para testes de funcionamento. Por isto, ainda não foi incluído o "contador de visitas", nem foram feitas divulgações.
---------------------------
  • Copyright:

  • Textos do blog protegidos por:

    MyFreeCopyright.com 

Registered & Protected

    Você pode reproduzir livremente os conteúdos, desde que sem qualquer alteração e com citação da fonte, link e autor.

  • Mural de Recados

  • Receba e deixe seus recados para outros participantes do blog

    Arquivos do Blog

    Bem-vindo!

    Se você gosta de ler e exercitar sua mente, refletindo sobre coisas que nos cercam no dia-a-dia da vida e se gosta de participar de debates e manifestar suas opiniões em temas enigmáticos ou polêmicos, talvez possa se interessar pelos assuntos aqui abordados e emprestar sua colaboração opinativa.

    Se sentir-se inclinado a isto, faça-o, pois da discussão sai a luz!

    Seguidores

    Siga-me fora

    Sites da Rede DDD

    (PARE O MOUSE SOBRE A IMAGEM, PARA FIXÁ-LA!)

    Links dos Sites:


  • Visitas do BlogBlogs

  • Visitantes e atividades

    Geral:

    Recomendações:

    Clique aqui para acessar o blog
    Template por Abdul Munir, customizado por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
    BlogBlogs.Com.Br