Clique aqui para acessar

03 julho, 2009

Os Evangelhos Não São Sagrados

O QUE JESUS DISSE? O QUE JESUS NÃO DISSE? Quem mudou a Bíblia e por quê?


Este é o título de um dos mais polêmicos, porém não o mais recente livro de Bart D. Ehrman, considerado a maior autoridade mundial em exegese bíblica da atualidade. Um de seus útimos livros ("Jesus, Interrompido"), ainda sem tradução no Brasil, foi lançado em 2008 e também deverá ser alvo de grandes debates pois, em matéria de religião, não importando o peso da autoridade de quem defende uma tese, teoria ou simples opinião, sempre teremos "os contra" e os "a favor".




Bart Ehrman, um ex-cristão evangélico, hoje um agnóstico convicto, é teólogo, professor, Ph.D (título recebido no Seminário Teológico de Princeton), dirige o Departamento de Estudos Religiosos da Universidade da Carolina do Norte, na cidade de Chapel Hill, nos Estados Unidos. Poliglota, aprofundou-se no estudo do Grego, do Hebraico, Latim e várias outras línguas, inclusive européias, para melhor poder compreender os textos bíblicos, dos quais efetuou e comparou diversas traduções. Com cerca de uma dúzia de livros publicados, é presença constante em programas de televisão e rádio, por ser considerado uma das sumidades nos estudos sobre o Cristianismo e a vida de Jesus. É super considerado pelas redes NBC, CNN e History Channel. (fonte: Wikipédia - Bart D. Ehrman).

Não citando o livro "Christ, Interrupted" (Cristo, Interrompido), não publicado no Brasil, como dito, a Wikipédia destaca na bibliografia de Bart D. Ehrman:

(2003) [www.LivrariaMelhoramentos.com.br} Evangelhos Perdidos: As Batalhas pela Escritura e os Cristianismos que não chegamos a conhecer Editora Record ISBN 9788501075062 publicado no Brasil em 2008
(2006) [www.ediouro.com.br/prestigio/] O que Jesus disse e o que Jesus não disse: Quem mudou a Bíblia e Por Que Editora Prestígio ISBN 8599170988
(2006) [www.LivrariaMelhoramentos.com.br] Pedro, Paulo e Maria Madalena: A verdade e a lenda sobre os seguidores de Jesus Editora Record ISBN:9788501076496 publicado no Brasil em 2008
(2008) O Problema com Deus: As respostas que a bíblia não dá ao sofrimento Ediouro ISBN: 9788522009893

Voltando ao livro em questão, cuja leitura fortemente recomendo, depreende-se da sua análise que o autor conclui que os Evangelhos não são sagrados, porque não se tendo acesso aos originais, - que ninguém sabe onde estão -, o que temos são sucessivas traduções e reproduções feitas pelos "copistas", com inúmeras alterações, inserções, exclusões e contradições entre as várias versões. Mas os argumentos não ficam só nisso: denunciam também a exclusão de outros evangelhos ditos apócrifos, infirmam depoimentos de pretensas testemunhas oculares, passagens e citações, desqualificadas por falta de comprovação histórica e incompatibilidade temporal e lingüística. De acordo com o autor, algumas curas e passagens dos Evangelhos são fruto da imaginação dos copistas, desejosos de atribuir dons divinos ao personagem. Muitas dessas alterações foram aceitas e até retrabalhadas, por conveniência da Igreja.

Sem ter seu pensamento alinhado com os de Christopher Hitchens, Richard Dawkins e Sam Harris, três dos mais famosos ateus, não chega a defender a inexistência de Cristo mas, para ele, Jesus era humano e apenas mais um simples "profeta do Apocalipse", o que mais se sobressaiu. O que veio depois dele, seriam acréscimos do tipo "quem conta um conto, aumenta um ponto". E foram tantos os exageros e tantos os interesses em que parecessem verdade, que deu no que deu.

Bem, que os Evangelhos (como a Bíblia) não são sagrados, isto não é muito difícil de aceitar, exceto para os fanáticos religiosos que sofreram lavagem cerebral. Quanto a "Jesus ser humano e apenas mais um profeta do Apocalipse", pelas mesmas razões, também é hipótese bastante plausível. Mas nem Bart Ehrman, com toda a sua autoridade, conseguirá pôr fim à eterna discussão: "Teria mesmo Jesus existido, ou seria apenas um mito? E se existiu, seria humano ou divino?" Sobre isto, ainda não há consenso e talvez jamais haja.

Voltar para a biografia do autor


Fontes: Wikipédia, livro do autor, Mistérios da Bíblia Hebraica, Mistérios do Cristianismo: Quem Matou Jesus?, Mistérios do Cristianismo: Maria Madalena, Pobre Jesus (Lucas Mendes) - Uol Notícias

Seguem, abaixo, as primeiras 55 páginas do livro, para a sua avaliação:

Bart D Ehrman - O Que Jesus Disse, O Que Jesus NÃO Disse, Quem Mudou a Bíblia e Por Quê[Até Pag 55]



Publish at Scribd or explore others: Essays & Theses jesus biblia
[scribd id=7192995 key=key-2gbcw6edd3ojxif9h1a8]

Talvez você também se interesse por estes artigos correlatos:


0 comentários:

Pesquisar neste blog

Sobre o Autor

Apenas um livre-pensador ecletista, libertário e agnóstico-racionalista, ambientalista de carteirinha e filósofo de botequim, blogueiro, articulista de jornais virtuais e "ghost writer" quando pode e as atividades permitem. Em "Vida Escaneada", tentando fazer literatura com o produto do escaneamento da vida e do tempo, analisando os porquês do comportamento humano (inclusive o do autor) dentro deste binômio. Em outros blogs, estão os demais assuntos do meu interesse, tais como filosofia, política, espiritualidade, ateísmo, meio ambiente, ciência, enigmas e mistérios da humanidade. É mais ou menos isso.

Pingar/Favoritar/Compartilhar

Pingar o BlogBlogs Portal DDD
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share
Traduzir post(Translate post):
Blog Ebooks Grátis

Tags de Categorias


Notícias Internas

Passe o mouse para parar rolagem

' 09/07/2009-Nesta data foram introduzidas diversas melhorias no blog, mas vários links ainda não foram incluídos por completo, como os do menu, por exemplo.
-------------------------- 03/07/2009-Foi dada, timidamente, a 1ª publicação deste blog na blogosfera, apenas para testes de funcionamento. Por isto, ainda não foi incluído o "contador de visitas", nem foram feitas divulgações.
---------------------------
  • Copyright:

  • Textos do blog protegidos por:

    MyFreeCopyright.com 

Registered & Protected

    Você pode reproduzir livremente os conteúdos, desde que sem qualquer alteração e com citação da fonte, link e autor.

  • Mural de Recados

  • Receba e deixe seus recados para outros participantes do blog

    Arquivos do Blog

    Bem-vindo!

    Se você gosta de ler e exercitar sua mente, refletindo sobre coisas que nos cercam no dia-a-dia da vida e se gosta de participar de debates e manifestar suas opiniões em temas enigmáticos ou polêmicos, talvez possa se interessar pelos assuntos aqui abordados e emprestar sua colaboração opinativa.

    Se sentir-se inclinado a isto, faça-o, pois da discussão sai a luz!

    Seguidores

    Siga-me fora

    Sites da Rede DDD

    (PARE O MOUSE SOBRE A IMAGEM, PARA FIXÁ-LA!)

    Links dos Sites:


  • Visitas do BlogBlogs

  • Visitantes e atividades

    Geral:

    Recomendações:

    Clique aqui para acessar o blog
    Template por Abdul Munir, customizado por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
    BlogBlogs.Com.Br