Clique aqui para acessar

30 agosto, 2009

Para que servem os filósofos? (visão de um ecletista curioso, não filósofo)

Esta pergunta ainda parece sem respostas, porque jamais se chegou a um consenso sobre o que seja um filósofo e qual seria o seu verdadeiro papel na sociedade. Assim após analisar acuradamente o assunto, arrisquei-me a dar a minha interpretação, mas ressalvando que ela será apenas "mais uma" , até que se chegue ao tão esperado consenso



Se um leigo ou profisssional de outra área desse palpites em Medicina ou Engenharia, por exemplo, e se, raciocinando por absurdo, fossem levados em conta esses palpites, muitas mortes poderiam ocorrer e muitos prédios ruir. Ser ou não ser levado a sério é uma questão. Dar ao leigo o direito de expressar sua opinião, mesmo que não considerada, é outro. E é sob a ótica de um leigo, com formação acadêmica em outra área, bem diversa da filosofia, que venho expressar minha opinião, dentro do que a minha pesquisa sobre o assunto me indicou. Certos ou errados os conceitos, é assim que enxergo.

Para que servem os filósofos?

Bem, aí está um tema sobre o qual já escreveram diversos filósofos, pensadores escritores e pessoas comuns. Não há consenso nem um conceito padrão, mas há também aqui algumas coisas que se repetem quando se tenta responder à questão. Além da minha própria opinião, analisei o pensamento de várias dessas pessoas, juntei tudo, coloquei no meu liquidificador mental, filtrei, mantive o que era constante, e cheguei à minha conclusão, que não é acadêmica (como disse), mas creio poder explicar com simplicidade a questão.

E é como uma pessoa comum que vou emitir a minha opinião, repiso. Antes, porém, convém lembrar que a filosofia contem paradoxos: é rígida em suas técnicas de análise, possuindo regras próprias, mas é ao mesmo tempo “anarquista” e “libertária”, no que se refere aos métodos que emprega e às suas conclusões. E não poderia ser de outra forma porque a Filosofia não pode ter mordaças e nem servir a ninguém, senão à verdade. Os filósofos, quando erram (e eles também erram, ainda que pouco), erram buscando a verdade.

Dito isto, vamos tentar entender para que servem os filósofos:

“Filósofos são pessoas não muito comuns, cultas e estudiosas, idealistas e de espírito libertário, especializadas em “pensar”. A eles, por serem especialistas nisso, mais do que qualquer um, cabe a tarefa de estudar uma questão e tentar chegar a uma conclusão que mais se aproxime da verdade, empregando a sua cultura e as técnicas de raciocínio lógico em que se apóia a Filosofia. Poder-se-ia dizer que os filósofos “não têm papas na língua” e costumam dizer o que pensam, mesmo quando isto lhes põe em risco.” Uma das atribuições do filósofo, na opinião de Paulo Gjiraldelli Jr, um outro fiósofo, seria "desbanalizar o banal" (leiam artigo semelhante, de sua autoria, onde ele mesmo melhor explica isto).

As opiniões de um filósofo, ainda que não necessariamente, costumam ser respeitadas na maioria dos casos porque é difícil debater com um deles quando também não se é um ou, pelo menos, alguém que se aproxime disso e tenha um conhecimento muito profundo do assunto a ser debatido. Ocorre que só o conhecimento técnico (o de um cientista, por exemplo), às vezes não é suficiente para rebater os argumentos de um filósofo, porque ele olha as questões com lógica e por outros ângulos que as pessoas comuns não vêem.” E é por isso que a Ciência muito deve à Filosofia porque sem a experimentação e o raciocínio filosófico, não teria como evoluir."


Dentro do que assimilei, em linguagem a mais simples e compreensível possível, é isso aí.

0 comentários:

Pesquisar neste blog

Sobre o Autor

Apenas um livre-pensador ecletista, libertário e agnóstico-racionalista, ambientalista de carteirinha e filósofo de botequim, blogueiro, articulista de jornais virtuais e "ghost writer" quando pode e as atividades permitem. Em "Vida Escaneada", tentando fazer literatura com o produto do escaneamento da vida e do tempo, analisando os porquês do comportamento humano (inclusive o do autor) dentro deste binômio. Em outros blogs, estão os demais assuntos do meu interesse, tais como filosofia, política, espiritualidade, ateísmo, meio ambiente, ciência, enigmas e mistérios da humanidade. É mais ou menos isso.

Pingar/Favoritar/Compartilhar

Pingar o BlogBlogs Portal DDD
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share
Traduzir post(Translate post):
Blog Ebooks Grátis

Tags de Categorias


Notícias Internas

Passe o mouse para parar rolagem

' 09/07/2009-Nesta data foram introduzidas diversas melhorias no blog, mas vários links ainda não foram incluídos por completo, como os do menu, por exemplo.
-------------------------- 03/07/2009-Foi dada, timidamente, a 1ª publicação deste blog na blogosfera, apenas para testes de funcionamento. Por isto, ainda não foi incluído o "contador de visitas", nem foram feitas divulgações.
---------------------------
  • Copyright:

  • Textos do blog protegidos por:

    MyFreeCopyright.com 

Registered & Protected

    Você pode reproduzir livremente os conteúdos, desde que sem qualquer alteração e com citação da fonte, link e autor.

  • Mural de Recados

  • Receba e deixe seus recados para outros participantes do blog

    Arquivos do Blog

    Bem-vindo!

    Se você gosta de ler e exercitar sua mente, refletindo sobre coisas que nos cercam no dia-a-dia da vida e se gosta de participar de debates e manifestar suas opiniões em temas enigmáticos ou polêmicos, talvez possa se interessar pelos assuntos aqui abordados e emprestar sua colaboração opinativa.

    Se sentir-se inclinado a isto, faça-o, pois da discussão sai a luz!

    Seguidores

    Siga-me fora

    Sites da Rede DDD

    (PARE O MOUSE SOBRE A IMAGEM, PARA FIXÁ-LA!)

    Links dos Sites:


  • Visitas do BlogBlogs

  • Visitantes e atividades

    Geral:

    Recomendações:

    Clique aqui para acessar o blog
    Template por Abdul Munir, customizado por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
    BlogBlogs.Com.Br