Clique aqui para acessar

22 outubro, 2009

Deus e Religião: Vírus Difíceis de "Desinstalar" dos Subconscientes das Pessoas

Deixar de "crer em Deus" e de "necessitar seguir uma religião", depois que se chega à idade adulta, é uma decisão difícil de ser tomada porque implica em remover do subconsciente das pessoas noções e conceitos que lá foram implantados desde a mais tenra infância. E isso gera um conflito interior tão grande que, muitas vezes, leva à acomodação e aceitação das antigas idéias, pelo simples receio de enfrentar a inquietação e os conflitos que tal decisão traria.


Para quem estranhou o uso do termo "desinstalar" no título, que poderia facilmente ser substituído por qualquer outro sinônimo mais adequado ao ser humano, informo que o uso foi intencional para que pudesse se adequar à seguinte analogia da era da informática: "Deus e as religiões são vírus residentes na memória, instalados junto com a bios e que têm proteção contra a desinstalação. Por isso a sua remoção é difícil pois, se mal feita, poderá ocasionar defeitos de funcionamento ou o travamento do PC". Isto não lhes parece familiar?

Pois é mais ou menos assim que funciona a idéia de Deus e a do seguimento de uma religião. Essas necessidades são implantadas na memória das pessoas, desde a mais tenra idade, de tal forma que, ao chegarem à idade adulta, equiparam-se ao funcionamento de um vírus, de difícil remoção. Para desisinstalá-lo, só existe um caminho: determinação, perseverança e conhecimento. Se estes três requisitos não estiverem presentes como antivírus, é melhor não arriscar e deixar o vírus dentro da bios. Pelo menos assim o seu PC vai funcionar. Controlado e sem autonomia, mas funcionando, limitadamente. E entre não funcionar e funcionar com limitações, as pessoas, por covardia ou comodismo, escolhem sempre a segunda opção, se é que se pode chamar isso de "opção". Para os que querem libertar-se, mesmo possuindo os pré-requisitos determinação e perseverança, nada conseguirão se não tiverem o terceiro e mais difícil requisito: o conhecimento.

Onde começa e quando se detecta o problema?

Onde começa, já foi explicado. E quando se toma conhecimento de que já se está contaminado... Bem, sobre isso, cito como exemplo, de acordo com o artigo da Isto É - Independente, a matéria "A virada para a vida adulta".


A matéria mostra que ao chegar aos 13 anos, bem no início da adolescência, os jovens, na sua esmagadora maioria, já têm o seu "Deus" e a sua opção religiosa escolhida. A pergunta que faço é: "um jovem de 13 anos ou menos possui maturidade suficiente para entender o que seja 'Deus' e poder definir-se por uma religião?" Se não, como parece óbvio, por que isso ocorre? Será que aqueles conceitos que estão implantados na cabeça dos jovens, como um vírus, não os levaram para esse caminho, sem que disso se dessem conta? E se mais tarde eles quiserem se libertar ou simplesmente mudar as suas convicções religiosas, conseguirão fazê-lo sem sofrimento?

No judaísmo, os meninos aos 13 anos, e as meninas aos 12, nas cerimônias "Bar-Mitsvá "(meninos) e "Bat-Mitsvá" (meninas) são obrigados a confessar sua conversão à religião judaíca, demonstrando conhecer a Torá e lendo seus textos em cerimônias especiais para estas datas. Para isto, são preparados nos anos precedentes, aprendendo e decorando, obrigatoriamente, os preceitos e mandamentos da Torá. No catolicismo, existe o batismo (geralmente feito em recém-nascidos, mas que pode ser realizado em qualquer idade), o catecismo e outras práticas que induzem filhos de católicos a também se tornarem católicos.

Quase todas as religiões têm o condão de preparar as mentes dos jovens, antes da adolescência, para fazerem suas conversões religiosas, de tal sorte que, entrados nessa fase , já tenham o vírus da religião implantado nas suas cabeças. E os maiores cúmplices dessa sandice são os próprios pais, que fazem isso por pura ignorância, acreditando estar fazendo o bem para os seus filhos. Nisto, têm a cumplicidade da escola, dos parentes e até dos amigos mais íntimos.

Resultados da pesquisa:

De acordo com a matéria citada, foi feita uma pesquisa com 100 alunos , em três escolas de São Paulo, Recife e Curitiba. A pesquisa abrangeu itens como "relacionamento com os pais", "sexo", "meio ambiente" e outros, dentre os quais, o quesito "religião e espiritualidade", aplicado aos jovens na faixa etária 12-13 anos. Vejam as 4 perguntas eformuladas e os resultados, que confirmam a nossa assertiva:

1 - Você acredita em Deus?
Sim - 87%; Não - 13%

2 - Você tem religião?
Sim - 95%; Não - 5%

3 - A religião que segue é a mesma da sua família?
Sim - 79%; Não - 21%

4 - Acha necessário ter uma religião para acreditar em Deus?
Sim - 88%; o - 12%

A argumentação, os fatos e os números da pesquisa, embora numa pequena amostragem, foram expostos. Agora cabe aos leitores tirarem suas conclusões. Antes, porém, pensem nos seus filhos menores de 12 anos, caso possuam. Se vocês não os influenciarem, quem sabe um dia eles ainda vão lhes agrdecer por isso? Já na hipótese contrária...

Fonte: mencionada, com o respectivo link
Nota: Transcrição do artigo semelhante, do mesmo autor, no blog "Formou? Disseca e Publica!"

0 comentários:

Pesquisar neste blog

Sobre o Autor

Apenas um livre-pensador ecletista, libertário e agnóstico-racionalista, ambientalista de carteirinha e filósofo de botequim, blogueiro, articulista de jornais virtuais e "ghost writer" quando pode e as atividades permitem. Em "Vida Escaneada", tentando fazer literatura com o produto do escaneamento da vida e do tempo, analisando os porquês do comportamento humano (inclusive o do autor) dentro deste binômio. Em outros blogs, estão os demais assuntos do meu interesse, tais como filosofia, política, espiritualidade, ateísmo, meio ambiente, ciência, enigmas e mistérios da humanidade. É mais ou menos isso.

Pingar/Favoritar/Compartilhar

Pingar o BlogBlogs Portal DDD
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share
Traduzir post(Translate post):
Blog Ebooks Grátis

Tags de Categorias


Notícias Internas

Passe o mouse para parar rolagem

' 09/07/2009-Nesta data foram introduzidas diversas melhorias no blog, mas vários links ainda não foram incluídos por completo, como os do menu, por exemplo.
-------------------------- 03/07/2009-Foi dada, timidamente, a 1ª publicação deste blog na blogosfera, apenas para testes de funcionamento. Por isto, ainda não foi incluído o "contador de visitas", nem foram feitas divulgações.
---------------------------
  • Copyright:

  • Textos do blog protegidos por:

    MyFreeCopyright.com 

Registered & Protected

    Você pode reproduzir livremente os conteúdos, desde que sem qualquer alteração e com citação da fonte, link e autor.

  • Mural de Recados

  • Receba e deixe seus recados para outros participantes do blog

    Arquivos do Blog

    Bem-vindo!

    Se você gosta de ler e exercitar sua mente, refletindo sobre coisas que nos cercam no dia-a-dia da vida e se gosta de participar de debates e manifestar suas opiniões em temas enigmáticos ou polêmicos, talvez possa se interessar pelos assuntos aqui abordados e emprestar sua colaboração opinativa.

    Se sentir-se inclinado a isto, faça-o, pois da discussão sai a luz!

    Seguidores

    Siga-me fora

    Sites da Rede DDD

    (PARE O MOUSE SOBRE A IMAGEM, PARA FIXÁ-LA!)

    Links dos Sites:


  • Visitas do BlogBlogs

  • Visitantes e atividades

    Geral:

    Recomendações:

    Clique aqui para acessar o blog
    Template por Abdul Munir, customizado por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
    BlogBlogs.Com.Br